domingo, 29 de maio de 2011

#006 criticamos - Scott Pilgrim Contra O Mundo (2010)


*atenção, esse texto contém spoilers

Uma obra prima dos tempos modernos! Edgar Wright consegue combinar o melhor do mundo dos games "8 bits" nesse romance épico(para os nerds)!

Eu sou suspeito nessa crítica, pois não havia lido nenhum dos quadrinhos de Bryan Lee O'Malley, e quando vi o primeiro trailer fiquei totalmente extasiado ao me sentir tão respeitado como telespectador e fã de games! Isso sem contar na excelente adaptação da história do quadrinho para a grande tela! Edgar Wright que é o diretor e um dos produtores do filme, fez questão de ser o mais fiel possível aos quadrinhos, foi muito feliz ao usar elementos que fazem parte do imaginário dos "gamers" saudosistas dos anos regados a jogos 8 bits, como Pac Man entre outros.

O filme conta a história de Scott Pilgrim (Michael Cera), um jovem de 22 anos, desempregado, que vive de favor na casa de seu amigo gay Wallace (Kieran Culkin) começa a namorar uma garota colegial, a jovem Knives Chau (Ellen Wong). Scott tem uma banda de rock chamada Sex Bob Omb, e ainda não conheceu trabalho na vida. Assim logo de cara muitos jovens se identificam de cara com o personagem. Porém logo no inicio percebe-se que Scott Pilgrim espera algo mais, e algo mais que a jovem e ingênua Knives não pode dar, pois a pequena está vivendo outra fase na vida.

A banda de Scott é formada por Kim (Alison Pill) na baterias, Stephen Stills "O Talento" (Mark Webber) no violão com distorção, Scott Pilgrim no contra baixo e o "Young Neil" (Johnny Simmons) como substituto no baixo quando Pilgrim não está!

Aos poucos Scott vai se cansando do relacionamento de faz de conta com Knives, e sonha com uma misteriosa garota de cabelo roxo que fala com ele durante a noite. A partir daí seu mundo vira de cabeça pra baixo.

Durante uma das atividades "escolares" de Knives, Scott vai à biblioteca da cidade de Toronto, no Canadá, e por capricho do destino encontra a garota do cabelo roxo (até o momento não se sabe o nome dela) entregando um pacote na recepção, aumentando ainda mais a curiosidade do rapaz.

Mais tarde Scott e sua banda vão a uma festa dada pela ex-namorada de Stephen, Julie (Aubrey Plaza), local onde o protagonista encontra finalmente encontra a garota do sonho e da biblioteca, Ramona Flowers(Mary Elizabeth Winstead). Só que durante a abordagem ele tenta usar os mesmo assuntos que usou com Knives, mas percebeu que Ramona é bem diferente, e não é tão inocente como a jovem chinesa. Após a mal sucedida investida, Scott pesquisa com todos os convidados até descobrir que é, e o que faz Ramona em Toronto.

Ao descobrir que Ramona trabalha para a Amazon canadense (site compras pela internet), Scott bola um plano "brilhante" para conseguir contato com a tão sonhada garota, faz uma compra na Amazon, e adivinha quem foi entregar a encomenda?!

O filme basicamente começa aí, onde Scott descobre que Ramona é a garota que ele deseja. E começam aí também, os problemas de Scott com a Liga do Ex-Namorados Malvados da Ramona e sua luta para enfrentar a todos para conseguir ficar com ela.

O principal acerto do filme é mostrar assim como nos quadrinhos, cada ex-namorado com um level de dificuldade na vida de Scott, e a cada Ex-Namorado derrota, maior a recompensa, assim como maior será a dificuldade no próximo level. O filme passa mensagens beneficas para quem assiste, afinal em algumas batalhas Scott não usa a força para derrotar seus inimigos, e sim a sua inteligência. Por isso crianças, não briguem, estudem. E joguem video games.

Isso tudo e a forma como Edgar Wright conduz as cenas fazem de Scott Pilgrim uma inovação na forma de se fazer cinema, e mostra que é possível se fazer uma adaptação fiel aos quadrinhos.

Michael Cera faz aqui seu melhor trabalho, mesmo porque ele e o personagem na vida real são bem parecidos, Mary Elizabeth Winstead traz uma Ramona mais sobria do que a dos quadrinhos, dando mais sensualidade a personagem, Mark Webber estaá fantastico como Stephen com suas crises de ansiedade e insegurança.

As lutas do filme são bem coreografadas e tem um ritmo alucinante. Vale ressaltar a batalha de Scott Pilgrim com o 3º Ex-Namorado de Ramona, Todd (Brandon Routh, o cara que fez o pior Super-Man da historia). Durante a batalhe existe um duelo de contra-baixo, bem no estilo Guitar Hero, muito bem montada essa cena.

Deixei pro final o comentario sobre a participação de Kieran Culkin, que faz Wallace, o melhor amigo de Scott. Esse personagem foi muito bem aproveitado, e mostra que a familia Culkin (ele é irmão Macaulay Culkin de Esqueceram de Mim) ainda tem muito o que dar pro mundo do cinema.

Se você tiver de 12 a 30 anos, é bem provável que você goste muito desse filme, se você for mais velho, deixe de lado o preconceito e assista, pois Scott Pilgrim é diversão para todas as idades e usa da melhor tecnologia para entreter, o conteúdo de qualidade. Visualmente perfeito e muito divertido, tenho certeza que estamos diante de um marco nas adapatções de quadrinhos.


Nota 10/10

Veja o trailer abaixo:

SCOTT PILGRIM VS. THE WORLD - Trailer PT por dmagianet

Diego Pitta
Cinéfilo Estagiário

Nenhum comentário:

Postar um comentário