sexta-feira, 5 de junho de 2015

Clube de Vídeo-Debate José Padilha - Projeto de Extensão no Instituto Federal Sul de Minas - campus Machado




Cinema é, e sempre foi uma paixão minha. A sétima arte consegue me envolver de maneira quase que completa, desde seus filmes mais simples, como 500 Dias Com Ela, aos mais complexos, como Réquiem Para um Sonho. Lembro-me do primeiro filme que assisti no cinema, Rei Leão, em meados de 1994, e foi uma experiência magnífica.
E ao ingressar no curso de Licenciatura em Computação no Instituto Federal Sul de Minas Gerais – campus Machado – imaginei que teria que desenvolver projetos sempre ligados a computação em si, mas tive a felicidade de encontrar e ter como professor de Português Instrumental, Bruno Oliveira Tardin, cinéfilo, formado em Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Viçosa, e mestrado em Letras (Literatura, Cultura e Sociedade) também pela Universidade Federal de Viçosa.


Banner do Clube de Vídeo-debate José Padilha

 

O Professor Bruno tinha em mente um projeto de expandir a ideia e o uso do cinema no âmbito escolar, fosse no Ensino Médio ou Superior. Ele tinha em mente que discutíssemos os pontos relevantes de cada filme, conscientizando e criando um senso crítico nos espectadores. E quando nos conhecemos, pudemos unir forças para fazer esse projeto sair do papel e se tornar realidade.


Em Abril o projeto foi apresentado e APROVADO, e organizamos uma sessão teste no Dia da Cultura, evento realizado simultaneamente em todos os campi do IFSULDEMINAS. E, mesmo contando com uma discreta divulgação, o evento foi bem sucedido, e apresentamos e discutimos o filme Histórias Cruzadas (imagem abaixo) com os alunos que participaram da sessão de vídeo-debate.






Nesse mês de Maio, conseguimos realizar algo um pouco mais elaborado, mas ainda sem a devida estrutura, pois a sala onde o projeto será devidamente desenvolvido está em processo de liberação (atualmente o espaço funciona como depósito de livros didáticos).
Nesta segunda sessão do Clube de Vídeo-debate, exibimos o filme A Vila, e ao término da película, criamos uma discussão em torno das motivações e mistérios que permeiam o vilarejo retratado e que empresta o nome ao título da obra. Para motivar o interesse dos alunos a participarem, utilizamos algumas imagens de divulgação adaptadas a partir de cartazes do próprio filme, mas sem divulgar o nome do mesmo.


Enfim, o Clube de Vídeo-debate José Padilha acontece toda última quarta-feira do mês, na Biblioteca do IFSULDEMINAS – campus Machado, e está aberto a todos, sejam alunos ou não. Sintam-se à vontade de fazer parte do nosso clube, e expandir seus conhecimentos sobre Cinema!







Abaixo estão mais dois banners de divulgação do Clube de Vídeo-debate José Padilha  do mês de Maio.




Banner de divulgação do clube de Vídeo-debate de maio, com o filme A Vila.









Banner de divulgação do clube de Vídeo-debate de maio, com o filme A Vila.





Texto: Diego Lobo Pitta
Revisão: Bruno Tardim
Crédito das Imagens: Bruno Tardim




Nenhum comentário:

Postar um comentário